“Faz o coração, faz o coração, porque o povo escolheu o campeão.” Quem mora, especialmente, em alguma cidade do interior da Bahia provavelmente já ouviu a frase durante algum evento político. Trata-se do hit “Faz o Coração”, do grupo Lambasaia, que, ao lado de “Toma, Toma”, de Robyssão, dominou as campanhas eleitorais de 2024. Em atos de diversos candidatos, independentemente do partido político, as canções ecoaram nas ruas, carreatas e comícios, transformando-se em uma trilha sonora que embalou a corrida eleitoral.
A letra de “Faz o Coração”, que conquistou os ouvidos de candidatos e eleitores em todo o estado, fala sobre vitória e confiança, dois sentimentos-chave em campanhas políticas. O trecho “Do lado de lá o desespero já bateu, do lado de cá nós já sabemos quem ganhou” reflete o espírito de disputa comum nessa época. A música se tornou uma espécie de mantra entoado por apoiadores de candidatos nas mais diversas regiões.
Esta não é a primeira vez que o grupo baiano vê uma de suas canções se transformar em sucesso nas eleições. Em 2020, a banda já havia emplacado o hit “Acabou”, que também se tornou popular entre candidatos a prefeito. Na ocasião, Léo Dumove, vocalista da Lambasaia, comentou em entrevista que a música foi originalmente criada para disputas de paredões de som, mas acabou sendo adotada nas campanhas políticas.
“Toda disputa, seja no futebol, na política ou em qualquer outra coisa, sempre tem um vitorioso, e nossa intenção era que a galera usasse a música nesses eventos”, explicou Léo. Assim como “Acabou”, “Faz o Coração” não define um lado político, e por isso, é utilizada por candidatos de diferentes partidos.
A música “Toma, Toma”, também conhecida como “Cuidado com a Lapada”, do cantor Robyssão, também se destacou entre as mais executadas durante a campanha de 2024. Com o refrão “Cuidado com a lapada… toma, toma”, a canção faz referência à vantagem de votos de um candidato, servindo de combustível para carreatas, caminhadas e outros eventos de apoio. A expressão “lapada”, no contexto eleitoral, representa uma ampla vantagem no número de votos.