Brasil

Brasil envia avião da FAB para repatriar brasileiros no Líbano

Aeronave será enviada nesta quarta-feira.

Sargento Jonhson / Secom-FAB
Sargento Jonhson / Secom-FAB

O Governo Federal vai enviar, nesta quarta-feira (2), uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) a Beirute, capital do Líbano, para repatriar os primeiros brasileiros residem no país. Ao todo, é esperado que 220 pessoas sejam resgatadas nesta fase inicial da operação "Raízes do Cedro".

A aeronave “KC-30” decolará da base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ) e tem previsão de escala em Lisboa (Portugal). No veículo estarão tripulantes operacionais da aeronave e militares da área de saúde (médico, enfermeiro, psicólogo), que estarão prontos para prestar o apoio necessário durante a missão. Ainda não foi divulgada a previsão de retorno.

Em toda a estratégia, a expectativa é de que 21 mil brasileiros que vivem no país sejam atendidos. A região sofre, desde a última quinta-feira (26), com ataques realizados por Israel que resultaram na morte de dois adolescentes brasileiros. A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio está no Líbano.

Também é prevista a repatriação de três mil brasileiros que também são cidadãos libaneses, retirando-os da zona de conflito. Mas caso todos os brasileiros que vivem no país do Oriente Médio solicitem repatriação, esses pedidos serão atendidos.