Seis cidades baianas já têm um resultado certo para as eleições municipais do próximo domingo (6): a partir de 1º de janeiro de 2025, uma mulher estará no comando da prefeitura. Isso ocorre porque, nesses municípios, todas as candidaturas registradas para disputar a gestão municipal são femininas.
Segundo levantamento do Portal Salvador FM, com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essas cidades são Itapitanga, Monte Santo, Mortugaba, Muritiba, Várzea Nova e Cansanção. O número representa 1,43% das 417 cidades baianas que vão às urnas no pleito deste ano.
O destaque vai para Muritiba, no Recôncavo Baiano, que bateu o recorde de candidatas. Cinco mulheres disputam a prefeitura: Claudia de Roque Isquem (Avante), Juba (PT), Mãe Mara (Republicanos), Perla Santana (MDB) e Rose (PSD). Embora Claudia esteja com a candidatura inapta no TSE, Muritiba é o município com o maior número de candidatas exclusivamente femininas à prefeitura na Bahia.
No norte do estado, três cidades se destacam: Monte Santo, Várzea Nova e Cansanção. Em Monte Santo, a atual prefeita Silvania Matos (PSB) busca a reeleição enfrentando Itácia Andrade (MDB). Já em Várzea Nova, a disputa está entre Daiane (PCdoB) e Rízia (PSB). Em Cansanção, apesar de haver o registro de uma candidatura masculina – Thaisson Mendes (PSOL) –, ele foi considerado inapto pelo TSE, o que torna a disputa totalmente feminina entre a atual prefeita Vilma Gomes, conhecida como Mamãe (MDB), e Dra. Thaynara (Avante).
Já em Itapitanga, no sul da Bahia, Dra. Joanice (PSD) e Glis Dórea (Avante) se enfrentarão nas urnas. Um destaque em Itapitanga é que Dra. Joanice é a única candidata entre as seis cidades que tem uma vice-prefeita mulher, Dra. Hortência (PSD).