Diariamente, 45 mil baianos estão utilizando o metrô todos os dias. Este número é 120% maior do que o registrado antes da integração com as linhas de ônibus, em janeiro. Até então, cerca de 20 mil moradores de Salvador se deslocavam via metrô, diariamente. A capacidade do equipamento é de conduzir 200 mil pessoas por dia, apenas na Linha 1. A integração vale para 170 linhas urbanas que apresentam o símbolo "Integração Metrô". No período de duas horas, os usuários não precisam pagar outra passagem para pegar o metrô e vice versa.
Dos 45 mil usuários da Linha 1, cerca de 40% utilizam ônibus e metrô para se deslocar pela cidade. A meta é que, em breve, todas as 700 linhas da capital de ônibus estiverem integradas ao metrô, quando o equipamento estará atendendo 500 mil pessoas/dia.
Segundo informações das assessorias de comunicação da CCR e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), as obras da Linha 2 estão 55% concluídas.
A obra toda – que ligará o Acesso Norte a Lauro de Feitas (Grande Salvador) – deve ficar pronta no final do ano que vem. O trecho prevê um terminal de integração na região do aeroporto.
Ascom