O Plano Inclinado Gonçalves, que liga a Praça da Sé ao bairro do Comércio, em Salvador, voltou a funcionar nesta segunda-feira (22), após ficar três meses parado. O ascensor passou por manutenção e troca de dois novos motores, com custo de R$ 1,4 milhão.
Durante 30 dias, o equipamento opera de forma assistida, quando serão avaliados possíveis defeitos, e terá entrada gratuita. Depois desse período, volta a ser cobrada a tarifa de R$ 0,15 para os passageiros.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob), além da troca de motores, toda a fiação elétrica foi substituída por cabos de potência. Os geradores e o sistema de porta dos bondes também foram trocados.
O sistema de linhas aéreas foi mudado por cabos de manobras e a subestação foi requalificada. O equipamento ainda conta com novos sistemas de luz de emergência e de intercomunicação entre bondes e casa de máquinas, que ganhou novos painéis de operação.
Foram instalados freios nos chassis, delimitador de velocidade e sistema que impede capotagem. A reforma também incluiu a implantação de equipamentos de acessibilidade, como revestimentos, comunicação visual adaptada e piso tátil.
O plano tem capacidade para atender até dez mil pessoas por dia. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Reprodução: G1