Pesquisa Ibope publicada neste domingo(21) e contratada pelo jornal Estado de São Paulo, mostra que 62 por cento das pessoas ouvidas dizem que os Jogos Olímpicos trouxeram mais prejuízos do que benefícios para o Brasil.
Ao mesmo tempo, 57% creem que a imagem do país no exterior ficará mais positiva. A completar as contradições, “desperdício” e “esperança” são os dois principais sentimentos que os Jogos despertam.
A pesquisa prova que o âncora do programa Ligação Direta, Marcos Medrado, tem dito ao longo de todo o período das Olimpíadas está correto.“ O dinheiro gasto nas Olimpíadas deveria ser aplicado em segurança, saúde e educação para o povo brasileiro".
A previsão atual de gastos com a realização dos Jogos Olímpicos, está em R$ 36,7 bilhões, dos quais 58% deve ser bancado pela iniciativa privada por meio de patrocínios ou por Parcerias Público-Privadas (PPPs, ou seja, dinheiro público, e o restante do dinheiro dos governo federal, estadual e municipal.
Para a Coordenadora de Inteligência do Ibope, Márcia Cavallari, a recessão também explica contradições. “Há uma maioria que apoia, mas há dúvidas sobre o uso do dinheiro público em eventos desta natureza quando há tantas outras prioridades, principalmente considerando a crise econômica.”
Por Alberval Figueiredo
Jornallsta
Fonte> Revista Veja, Instituto Ethos