O candidato a prefeito de Ilhéus pelo PSD, Bento Lima, investigado na Operação Barganha, foi aconselhado pelo diretório estadual do partido a retirar sua candidatura. A operação foi deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (26) e investiga crimes de desvio de recursos públicos e fraude à licitação na administração do prefeito Mário Alexandre, conhecido como Marão, também do PSD.
De acordo com a corporação, além de Marão e Bento Lima, foram alvos da operação o ex-procurador-geral do município, Jefferson Domingues Santos, outras duas pessoas e duas empresas. Em nota, a Polícia Federal explicou que as investigações indicaram a existência de um esquema de pagamento de propina a agentes públicos para que as empresas investigadas fossem beneficiadas com contratos na gestão municipal. Os ajustes entre empresários e agentes públicos eram realizados antes mesmo da realização da licitação e definiam a empresa que seria vencedora.
Leia também: Prefeitura de Ilhéus é alvo de operação da Polícia Federal nesta quinta-feira; saiba detalhes
Além do direcionamento das licitações, foi constatado, segundo as investigações, o superfaturamento dos serviços em diversos contratos, fraude documental, crime de organização criminosa e lavagem de dinheiro. Os contratos investigados envolvem valores superiores a R$ 45 milhões. A atuação dos agentes públicos ocasionou desvios de recursos públicos na área de saúde, educação e limpeza urbana.
EVIDÊNCIAS
Em nota divulgada à imprensa na tarde desta quinta-feira, o diretório do PSD na Bahia, presidido pelo senador Otto Alencar, informou que um procedimento interno será instaurado para apuração dos fatos. Ao final, será tomada a decisão pela permanência, ou não, do candidato Bento Lima no quadro de filiados. Além disso, o diretório afirmou que considera prudente a retirada da candidatura de Bento Lima ao posto de prefeito de Ilhéus. "Tal orientação está alinhada aos princípios de ética e transparência que o partido defende, tanto na Bahia quanto em âmbito nacional, visando preservar a integridade e os valores do PSD", diz um trecho do comunicado.
Confira, a seguir, o comunicado do PSD Bahia:
O Diretório Estadual do Partido Social Democrático (PSD) está acompanhando atentamente as publicações na imprensa sobre a operação da Polícia Federal em Ilhéus, que inclui, entre os investigados, o candidato a prefeito pelo partido, Bento Lima. Em conformidade com o estatuto do PSD e com os valores que fundamentam a atuação partidária, será instaurado um procedimento interno para a apuração dos fatos. O processo garantirá a ampla defesa e o contraditório, ao final do qual será tomada uma decisão sobre a permanência de Bento Lima como filiado e candidato a prefeito.
Leia também: "É hora de dar um basta", diz Adélia Pinheiro após mais um escândalo envolvendo o município de Ilhéus
Diante das evidências reveladas até o momento pela investigação, que também envolve o prefeito Mário Alexandre, o PSD-BA considera prudente aconselhar Bento Lima a retirar sua candidatura a prefeito de Ilhéus. Tal orientação está alinhada com os princípios de ética e transparência que o partido defende, tanto na Bahia quanto em âmbito nacional, visando preservar a integridade e os valores do PSD.