O Partido Liberal (PL), liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, ampliou suas candidaturas em quatro das cinco regiões do Brasil para as eleições de 2024, com exceção do Nordeste, única região onde Bolsonaro foi derrotado pelo presidente Lula (PT) em todos os estados na eleição de 2022. Em contraste, no Centro-Oeste, onde o ex-presidente venceu em todos os estados, o PL praticamente dobrou o número de candidaturas para as disputas municipais.
O Partido dos Trabalhadores (PT) adotou uma estratégia diferente, reduzindo suas candidaturas no Nordeste, região onde obteve vitórias em 2022, e aumentando as candidaturas no Centro-Oeste e Sul, onde foi derrotado.
Os dados, levantados pelo g1 a partir das informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mostram uma tendência clara de reposicionamento estratégico dos dois partidos. Em 2024, o número total de candidaturas será o menor em 16 anos, resultado de reformas políticas recentes.
O PL registrou o maior aumento de candidaturas no Centro-Oeste, com crescimento de 108%. Por outro lado, o PT reduziu em 7% suas candidaturas para todos os cargos em 2024. Especialistas avaliam que essa diminuição reflete uma estratégia de alianças locais, em que o partido prioriza o apoio a candidatos com maior potencial de vitória.