A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) anunciou, na noite desta sexta-feira (20), apoio à candidatura da atual prefeita de São Sebastião do Passé, Nilza da Mata (PSD), que disputa as eleições contra o candidato Ângelo Santana, da Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV.
“Essa vinda, além de manter a coerência política e me dar acesso a essa construção, traz comigo muita emoção por se tratar do município onde nasceu meu avô e meu pai, onde sou cidadã da terra, e um espaço onde realizei muitos sonhos daqueles que mais precisam, com emendas do orçamento, em gestões do PCdoB”, afirmou a comunista, que é prima da ex-prefeita da cidade Tânia Portugal, com quem cortou relações políticas e familiares.
Já na cidade vizinha, São Francisco do Conde, a situação é inversa. Alice Portugal apoia a candidata da Federação, Ró Valentim, contra o atual prefeito do Progressistas, Antônio Calmon.
“Uma candidatura do campo progressista, em oposição à direita carlista à frente da desastrosa gestão atual. (…) A candidatura segue a lógica do critério estabelecido pelo governador de apoiar nos pleitos de 2024 os candidatos que fizeram campanha para ele e Lula no primeiro turno da eleição passada, o que não é o caso do atual prefeito, que fez campanha aberta para ACM Neto e Bolsonaro”, disse Alice.
Em São Sebastião do Passé, Nilza da Mata, então filiada ao Progressistas, também fez campanha aberta para ACM Neto e Bolsonaro em 2022, e uma dura oposição ao então governador Rui Costa (PT) e à candidatura do governador Jerônimo Rodrigues, a quem se referia nas entrevistas e discursos durante o pleito de 2022 como um “candidato desconhecido” e “péssimo secretário de Educação”.
“São Francisco Conde precisa de renovação, de romper com o atraso político que trava seu desenvolvimento. E somente uma candidatura do campo progressista pode neste momento enfrentar os os enormes desafios para a cidade ter esperança de um futuro melhor”, afirmou a deputada em suas redes sociais.
Em São Sebastião do Passé, o atual grupo que governa a cidade completará 20 anos no poder, com os dois últimos ex-prefeitos e os seus respectivos grupos políticos juntos na gestão e no mesmo palanque da candidata à reeleição no pleito municipal.