Política

Deputado baiano declara apoio a vereador do PSB e pode sofrer medida disciplinar no PL

Durante uma festa, Tea exibia no peito um adesivo com o número 11, em alusão ao candidato Peris Cunha, prefeiturável que tem apoio do PT na cidade

Reprodução
Reprodução

O deputado estadual Dr. Diego Castro (PL) esteve no município de São José do Jacuípe no último dia 15 e participou de um ato de campanha do vereador Maurício Reis, conhecido como Tea (PSB), que concorre à reeleição. No entanto, nos bastidores, o caso tem gerado burburinho por que o estatuto do PL estabelece punição para o filiado com mandato que manifestar apoio a candidato de outro partido.

De acordo com o artigo 48 do estatuto, no parágrafo 10 e inciso III, está sujeito a medidas disciplinares o integrante que "apoiar, clara ou veladamente, candidato de outro partido ou de outra coligação". As medidas disciplinares previstas vão desde advertência até expulsão do partido. 

29ª Festa de Vaqueiros e Fazendeiros

O apoio do parlamentar ao vereador Tea ocorreu durante a 29ª Festa de Vaqueiros e Fazendeiros que aconteceu no distrito de Itatiaia. Em sua página na rede social Instagram, o deputado publicou: "Mais um dia de missão pela nossa Bahia e hoje foi dia de participar da tradicional festa de vaqueiros e fazendeiros de Itatiaia (Distrito de São José do Jacuípe) que completa a sua 33ª edição, ao lado do nosso vereador, amigo e irmão que é candidato a reeleição Tea".

Durante a caminhada, Tea exibia colado ao peito um adesivo com o número 11, em alusão ao candidato Peris Cunha, que disputa a prefeitura da cidade com o apoio do PSB e da Federação Brasil da Esperança, formada por PT/PCdoB e PV. O candidato a vice de Peris, inclusive, é do mesmo partido de Tea, o PSB.

Nas redes sociais, Tea comemorou a visita do deputado Dr. Diego Castro. "No último domingo, 15 de setembro, tivemos a alegria de receber o deputado estadual Diego Castro em Itatiaia. Junto com o canditado a vereador Tea, ele conversou com a comunidade, ouviu suas demandas e participou da 29ª Festa de Vaqueiros e Fazendeiros. Agradecemos a todos que fizeram desse dia um sucesso. Juntos, continuamos trabalhando por Itatiaia", disse o vereador.

Procurado pela reportagem do Portal Salvador FM, o deputado Dr. Diego Castro explicou que o vereador candidato à reeleição se filie ao PL logo após o pleito deste ano. "O candidato Tea não se filiou ao PL porque o partido não conseguiu se organizar na cidade. Ele precisou migrar para outro partido no último momento, mas há um acordo para que ele se filie ao PL após a eleição. Meu objetivo é fortalecer o nome do presidente Jair Bolsonaro e do conservadorismo em cada município baiano", justificou o legislador.

A reportagem também tentou contato com o presidente do PL na Bahia, João Roma, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.