Mundo

iPhone 16 é lançado com inteligência artificial incorporada; Conheça novo aparelho

Evento de lançamento aconteceu nesta segunda (09)

Reprodução / Apple
Reprodução / Apple

A Apple lançou nesta segunda-feira (9) novos celulares da linha iPhone 16. Os aparelhos foram apresentados durante o evento "It's Glowtime" (É hora de brilhar, na tradução direta), realizado no auditório Steve Jobs Theater, em Cupertino (EUA). A Apple realizou a transmissão ao vivo do evento.

iPhone 16 e iPhone 16 Plus

Telas

Segundo a Apple o display está mais resistente com a nova ceramic shield. A capacidade de brilho é de 2.000 nits quando o celular for usado em um dia ensolarado e 1 nit durante a noite. Os tamanhos são: 6,1 polegadas iPhone 16
e 6,7 polegadas iPhone 16 Plus

Novo agrupamento das câmeras

 Confirmando os rumores, os novos celulares voltaram a ter o conjunto duplo na vertical – anteriormente essa estrutura era na diagonal

Cores

Estão mais vivas do que gerações anteriores. Eles serão vendidas em azul, verde, rosa, preto e prata/branco.

Botão de ação

Assim como no iPhone 15, os modelos deste ano vêm um botão que pode ser personalizado para, por exemplo: apertar e traduzir textos, abrir calendário, abrir a lanterna, entre outros.

Processador

 Os modelos utilizam o A18 Bionic. De acordo com a Apple, é 30% mais rápido em processamento do que o presente no iPhone 15.

Controle de câmera

Não será preciso usar mais a tela para ativar a câmera. Existe ainda um botão (bem rente na lateral, segundo imagens de divulgação) dedicado para tirar fotos e gravar vídeos 

Câmeras

O conjunto duplo consegue capturar imagens com até 48 MP de resolução. A lente de 12 MP consegue um zoom de até 2 vezes utilizando exclusivamente o sensor.

O novo design foi criado para permitir a captura de vídeos espaciais, mais imersivos e compatíveis a exibição de imagens a partir dos óculos de realidade mista Apple Vision Pro

"Estou ansiosa para comprar, não vejo a hora de sair do android", comentou uma internauta. "Meu sonhooo amei as cores, a câmera, chega logo em Salvador", escreveu outra fã do Iphone.

A chegada do novo iPhone, agora equipado com inteligência artificial, reforça a tendência de crescimento dos smartphones com esse tipo de tecnologia. Um estudo da IDC prevê que as vendas globais de aparelhos capazes de gerar fotos e vídeos por IA devem crescer impressionantes 363,6% este ano, totalizando 234,2 milhões de unidades – o que representará 19% do mercado mundial de celulares.