O Diretório Estadual do PT Bahia manifestou solidariedade à candidata a vereadora Alissandra Matos, pelo do PT de Serrinha, que "foi vítima de um ataque inaceitável e violento que fere sua honra e dignidade".
Em nota divulgada nesta terça-feira (3), o colegiado afirmou que "este ato deplorável, além de violar a integridade pessoal de Alissandra", constitui um crime conforme a Lei Carolina Dieckmann (Lei n° 12.737/2012) e "caracteriza um nítido caso de violência política de gênero", conforme a Lei n° 14.192/2021.
"É imperativo que as autoridades competentes conduzam uma investigação rigorosa, assegurando que os responsáveis por esse ato covarde sejam identificados e devidamente responsabilizados. A aplicação exemplar da justiça é essencial, não apenas para a reparação dos danos causados, mas também para reafirmar nosso compromisso inabalável com a construção de um ambiente político seguro e igualitário para todas as mulheres. A participação política das mulheres deve ser livre de medo, intimidação e violência", pontua o diretório estadual do PT, em nota
"Estamos firmemente ao lado de Alissandra neste momento difícil, renovando nossa determinação de combater todas as formas de violência que busquem intimidar e silenciar as mulheres na política. Garantir segurança às mulheres na política é fortalecer a democracia", finaliza o informe.
Candidata desabafa
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Alissandra desabafou sobre o ocorrido. Em uma postagem no Instagram (veja vídeo abaixo), na segunda-feira (2), a petista afirmou que os últimos dias tem sido difíceis, revelou estar abalada com a repercussão, mas disse já ter tomado as medidas necessárias contra quem vazou os vídeos. A candidata disse ainda ter ao seu lado uma ampla rede de atenção.