Política

Alianças do PT nas capitais e cidades médias estão condicionadas a apoio a Lula em 2026

No radar do partido, estão 2019 municípios que concentram 48% do eleitorado brasileiro

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR

A direção nacional do PT tem acompanhado as alianças políticas nas capitais e nas cidades com mais de 100 mil habitantes de olho no pleito presidencial de 2026. Em uma resolução partidária, a legenda liberou alianças com agremiações identificadas como de direita e de centro, a exemplo de Republicanos, PP, União Brasil, PSDB e PRD. 

De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, a condição para estas alianças é o apoio à reeleição do presidente Lula daqui a dois anos. Na resolução, só há uma proibição: aliança com candidatos identificados com o projeto bolsonarista.

No radar do partido, estão 2019 municípios que concentram 48% do eleitorado brasileiro. Nestes locais, o PT autorizou apoio a candidaturas em 88 cidades, incluindo 15 nomes do centrão.

A publicação do jornal paulista mencionou, por exemplo, o caso de Barreiras, no oeste baiano, onde o PT lançou um antigo apoiador de Bolsonaro, hoje filiado ao partido de Lula. Em Lauro de Freitas, o candidato petista já participou de manifestações em apoio ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Atualmente, exibe foto ao lado de Lula nas redes sociais.