Cerca de 400 estudantes de seis escolas estaduais de Salvador fizeram uma viagem pela cultura oriental, na sexta-feira (30), durante o 16° Festival da Cultura Japonesa (Bon Odori), que acontece até domingo (1º), no Parque de Exposições, na capital baiana. Antes da visita gratuita ao evento, eles participaram em suas escolas de oficinas de Mangá, que são histórias em quadrinhos de origem japonesa, e de origamis.
Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer diferentes espaços voltados para música, culinária, games, oficinas, palestras, mangás e standes com artigos relacionados aos personagens de animes, que são desenhos animados japoneses. Além disso, eles interagiram com crianças e jovens fantasiados de personagens de mangás e animes, os famosos cosplays.
Pela primeira vez no festival, a estudante Mikelly Mota, 17, 1º ano, do Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, disse que ficou encantada com o estilo do evento. “Participar do Bon Odori é muito importante, pois aprendemos mais sobre a cultura japonesa e isso nos enriquece culturalmente. Sempre quis ver de perto como são as pessoas japonesas e aqui estou tendo este contato”.
Segundo o estudante Pedro Carvalho, 15, que cursa o 1º ano no mesmo colégio, aprender a desenhar mangás na oficina despertou o seu interesse pela cultura japonesa. “Estou gostando muito do evento, porque tem muitas coisas que eu não conhecia dessa cultura e só aqui que eu pude realmente ver de perto e apreciar”, disse o jovem, que é fã do anime Dragol Ball.
A ação viabilizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) está em consonância com a Competência 3 – Repertório Cultural, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que sugere "valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural”.