Bahia

Fechamento de acesso à estação Tamburugy do metrô devido a deslizamento gera reclamações de passageiros

Não há informações sobre a previsão para a reabertura do acesso

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

Passageiros que utilizam a estação Tamburugy do metrô de Salvador têm reclamado do fechamento de um dos acessos ao terminal desde abril deste ano. A CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pela administração do modal, esclareceu que a passagem foi interditada por questões de segurança, após um deslizamento de terra na área externa da estação.

Segundo a CCR, o fechamento do acesso foi necessário devido ao risco de novos deslizamentos, que poderiam colocar em perigo os usuários do metrô. O problema foi causado por uma chuva intensa que resultou no deslizamento de um barranco próximo à entrada da estação, e a situação ainda não foi resolvida.

A concessionária destacou que a área afetada pelo deslizamento está fora de sua responsabilidade direta, uma vez que se trata de um espaço externo à estação.

Procurada pela reportagem, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que realizou uma vistoria no local no dia 14 de abril. O relatório apontou que o deslizamento de terra comprometeu o passeio público na área da estação, onde há uma "encosta íngreme com vegetação inadequada".

Ainda segundo a Codesal, foram encaminhadas recomendações para diversas secretarias municipais: à Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) para retirada de árvores tombadas e supressão de outras em risco de queda; à Limpurb para a colocação de lonas na crista da encosta, após a realização de limpeza; e à Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra/Sucop) para promover a estabilização da encosta, incluindo a drenagem necessária para evitar novos deslizamentos.

No entanto, o órgão não esclareceu a quem compete a responsabilidade pelo terreno em questão. Não há informações sobre a previsão para a reabertura do acesso.