Um comício realizado na comunidade rural de Jenipapo, em São Felipe, no Recôncavo da Bahia, neste domingo (25), gerou uma intensa troca de farpas entre Alícia da Hora (União Brasil), candidata a vice-prefeita na chapa de Milly Moura (União Brasil), e o atual prefeito da cidade, Choquinha (Republicanos), apoiador das candidatas.
Durante o evento, Alícia usou seu discurso para acusar de ingratidão a irmã de Choquinha, Ana Rita Macedo, que ocupa o cargo de Secretária de Administração no governo municipal, mas que decidiu romper com o grupo político do irmão e apoiar a candidatura de Gregório (PSD), adversário de Milly Moura. Mesmo após a ruptura, Ana Rita continua no cargo de secretária, fato que revoltou Alícia.
Um vídeo enviado ao Portal Salvador FM, mostra Alícia destacando a atuação de Choquinha na gestão municipal, entretanto, ela logo muda o tom, e cobra uma postura mais firme do prefeito até o final de seu mandato. [veja vídeo ao final da matéria]
"Você foi o que mais trabalhou na cidade de São Felipe. Mas o que acontece, o que vem acontecendo é que o povo está vendo […] As pessoas veem e cobram a mim: 'Estamos cobrando ao prefeito'[…] Esperamos que até outubro você faça ainda mais a sua parte. A sua gratidão que você olhou pro céu e disse que tem a Rozálio Souza da Hora. É o seu posicionamento. Não quero que você seja grato a mim, a Milly, não. Mas ao meu pai e ao povo", bradou a candidata.
Alícia é filha do ex-prefeito Rozálio da Hora, que faleceu em maio deste ano aos 92 anos. Choquinha, que foi vice-prefeito na gestão de Rozálio, assumiu a prefeitura em agosto de 2019 após a renúncia do ex-prefeito. Nas eleições municipais de 2020, Choquinha foi apoiado por Rozálio e sua família, o que, segundo Alícia, torna ainda mais grave a atitude de Ana Rita, que se beneficiou do grupo político liderado por sua família, mas agora apoia o candidato da oposição.
"Somos um grupo. Grupo esse que lhe ajudou. Ajudou a sua irmã a estar no lugar que está hoje […] Tem coisas que não dá pra se calar e se continuar do jeito que está eu vou falar como eu quero falar. Tem coisas acontecendo e coisas aconteceram que muita gente não sabe. Não é de raiva o meu posicionamento, é a verdade. Até peço desculpas, mas tem coisas que vocês não sabem. E se continuar do jeito que está, vão saber pela minha boca", acrescentou Alícia.
Em meio ao clima tenso, Choquinha respondeu às críticas durante o comício, afirmando que ainda está disposto a apoiar a chapa de Milly Moura e Alícia da Hora, mas deixou claro que pode se retirar do apoio, caso não seja desejado:
"Se vocês querem o meu apoio, eu vou estar aqui para dar e vou lutar para eleger vocês no dia 6 de outubro. Mas se vocês não querem, eu me afasto desse palanque e não apoio mais essa chapa", disparou o gestor municipal.
A situação se tornou ainda mais delicada com a divulgação de áudios supostamente enviados por Maria Luiza, mãe de Alícia, nos quais ela expressa sua revolta com a postura de Ana Rita e ameaça expor informações comprometedoras da secretária:
"Você sabe que eu tenho provas para f*der com ela e eu vou fu**r com sua irmã. Ou você dá um basta, ou eu vou fu**r com sua irmã hoje. Para com isso, Choquinha. Aqui ninguém é palhaço. Ninguém aqui é besta pra tá vendo uma desgraça dessa e ficar calado […] Ela buliu com a mulher errada", diz Maria Luiza em um dos áudios.
Em outro áudio, Maria Luiza cobrou uma atitude de Choquinha diante do que considera uma situação inaceitável: "Está todo mundo com pena de romper com você? Eu não quero romper com você, não, Choquinha. Mas você está fazendo papel de palhaço […] Você está no comício, num palanque de Milly e sua irmã fazendo essa desgraça […] Pelo amor de Deus, basta. Você é o prefeito, você está com a caneta na mão, você tem o poder. A gente não votou nela, não. A gente votou foi em você", cobra Maria Luiza.
Veja vídeo: