A terceira edição da Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues (FLICAR) já tem data marcada para acontecer. Entre os dias 20 e 21 de setembro, a cidade será palco deste grande evento cultural que, neste ano, terá como tema “Nordeste em palavras: literatura e identidade arando o chão do Brasil”.
Com o objetivo de valorizar a rica cultura nordestina e desmistificar estereótipos, em 2024, o evento promoverá uma imersão no universo literário da região, através de debates, oficinas, apresentações artísticas e muito mais.
"A partir deste recorte, o objetivo é dar visibilidade ao povo nordestino, a partir de obras literárias desta região que abordam as riquezas e especificações dessa terra, longe de estereótipos e preconceitos", explica Gilmara Belmon, secretária de educação, cultura, esporte e lazer do município.
Além disso, a FLICAR também prestará homenagem a duas grandes figuras da cultura nordestina: o escritor e dramaturgo paraibano, Ariano Suassuna, e o cordelista, sambador e forrozeiro baiano, Antônio Ribeiro Conceição, conhecido por Bule-Bule. “Ambos são referências em suas áreas, construindo um importante legado para a cultura brasileira, sobretudo nordestina”, destacou Gilmara.
A programação completa da FLICAR ainda será divulgada, mas a organização garante uma série de atividades para todos os públicos.
SOBRE A FLICAR
A Feira Literária e Cultural de Amélia Rodrigues (FLICAR) é um evento que tem como objetivo promover a leitura, a escrita e o acesso à cultura para toda a população. Realizada pela Prefeitura Municipal de Amélia Rodrigues, através da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, a FLICAR já se consolidou como um dos principais eventos culturais da região.