Entretenimento

Festival Tempero do Subúrbio realiza 'Rolê Gastronômico' com atrações artísticas até dia 31 de agosto

Empreendimentos do Subúrbio de Salvador oferecem experiência gastronômica com programação artística e concorrem a prêmio em Batalha Gastronômica

Divulgação
Divulgação

O Festival Tempero do Subúrbio entrou na fase do Rolê Gastronômico e continua com a Batalha Gastronômica até o dia 31 de agosto. Empreendimentos de diferentes áreas da culinária, como bares, botecos, confeitaria e cuscuzeria, estarão abertos para promover uma experiência gastronômica ao público. Agora com atrações musicais nos finais de semana, que inclui a participação de artistas como Rafael Sá, Tchale, Sodré e Marcia Vinny.

O projeto visa incentivar o turismo gastronômico-cultural na região do Subúrbio, fomentar pequenos empreendedores e valorizar a cultura afrobaiana ancestral que fundamenta grande parte da culinária local. As primeiras apresentações aconteceram no último final de semana, dia 17 de agosto, movimentando os empreendimentos e reunindo um público diverso na Cuscuzeria Sertaneja com show de  Rafael Sá e no Parcerias Bar e Petisco com show de Tchale. 

As apresentações artísticas nos bares e restaurantes seguem até o fim do mês. Dia 23 de agosto na Confeitaria Gabi Cakes com Sodré; 24 de agosto no Feijão da Dulce com Márcia Vinny; 31 de agosto no Tempero de Família também com Márcia Vinny e no Boteco da Mari com  Tchale.

Sobre a Batalha Gastronômica

A batalha será dividida em duas modalidades: atendimento em espaço físico e atendimento virtual e os interessados poderão votar no empreendimento de sua escolha, possibilitando que o vencedor, de cada categoria, seja premiado com investimento de R$ 5 mil. A votação será realizada pelo público consumidor e por uma equipe técnica de jurados e levará em conta não só critérios relacionados à comida, mas também à experiência de cada empreendimento, desde a estrutura física ou de entrega, ao tempo de espera, atendimento, entre outros.

Os empreendedores que participam da Batalha Gastronômica foram selecionados pelo projeto e passaram por uma fase de qualificação com mentorias em gestão de negócios e culinária. “O subúrbio tem uma gastronomia muito ligada ao ambiente comunitário e familiar, marcado por tradições ancestrais, com o Tempero do Subúrbio nós evidenciamos essas características e também ajudamos no posicionamento estratégico desses negócios”, destaca George Bispo, um dos coordenadores do projeto

Durante a fase da batalha, o Tempero do Subúrbio ainda realizará o Rolê Gastronômico, uma ocupação artística para incentivar a circulação nos bares, restaurantes e botecos participantes. Cada empreendimento terá um dia com programação especial.

“Convidamos o público a experimentar os sabores e diversidade de empreendimentos que são conhecidos e aplaudidos na região. Além disso, temos como objetivo demarcar o território do Subúrbio, tão estigmatizado socialmente, como um celeiro gastronômico e cultural”, conclui Geise Oliveira, que também coordena o projeto.

O Festival Tempero do Subúrbio é uma iniciativa contemplada no edital Fundo Bora Cultura Preta, realizado pela Preta Hub e patrocinado pela AmBev. É uma realizacao da Di Preta Produções em parceria com o Ifé – Centro de Pesquisa e Ativismo Negro e com produção da Aganju Produções. 

Programação:

17 de agosto 
10h às 12h: Cuscuzeria sertaneja – Rafael Sá
15h às 17h: Parcerias Bar e Petisco – Tchale

23 de agosto
17h às 19h: Confeitaria Gabi Cakes – Sodré

24 de agosto
12h Às 14h: Feijão da Dulce – Márcia Vinny

31 de agosto
10h às 12h – Tempero de Família – Márcia Vinny
15h às 18h – Boteco da Mari – Tchale