Eleições 2024

Presidente do PT Bahia confirma apoio de Jerônimo a candidato do MDB em Juazeiro após impasse com PSD

A declaração ocorre após o PSD, liderado pelo senador Otto Alencar, intervir na comissão provisória do partido em Juazeiro e anular a convenção

Divulgação
Divulgação

O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, reiterou nesta quarta-feira (21) que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) comunicou a todos os partidos da base aliada seu apoio à chapa composta por Andrei da Caixa (MDB) para prefeito e Tiano (PT) para vice-prefeito na disputa pela Prefeitura de Juazeiro, no norte da Bahia.

A declaração de Éden Valadares ocorre após o PSD, liderado pelo senador Otto Alencar, intervir na comissão provisória do partido em Juazeiro e anular a convenção anteriormente realizada, designando novos candidatos: Celso Carvalho, sobrinho do ex-prefeito Isaac Carvalho, para o cargo de prefeito, e o coronel Anselmo Bispo para vice-prefeito.

Em nota, o PSD confirmou que a intervenção foi realizada de acordo com as diretrizes do órgão nacional e a legislação eleitoral. O partido enfatizou que a mudança de candidatos está dentro do prazo legal e os registros deverão ser feitos em até 10 dias a partir da segunda-feira (19).

A decisão do PSD surgiu em meio a debates na cidade sobre qual candidato representaria a base aliada do governador Jerônimo Rodrigues. A Federação Brasil da Esperança, composta por PT, PCdoB e PV, decidiu apoiar a chapa Andrei da Caixa e Tiano, após a inelegibilidade do ex-prefeito Isaac Carvalho ter gerado impasse entre os aliados.

Valadares destacou que o senador Otto Alencar, ao confirmar a decisão de Jerônimo Rodrigues, enfatizou que o PSD se concentrará na eleição de vereadores em Juazeiro. "Jerônimo avisou a todos os partidos da sua base que sua chapa é Andrei e Tiano. O PSD segue sozinho mirando a tática de eleger vereador. Nós vamos com Lula e Jerônimo para ganhar Juazeiro para a mudança, para o novo, para uma nova cidade," afirmou Éden Valadares.

Geddeel Vieira Lima x PSD

O posicionamento do PT ocorre após rusgas públicas entre Geddel Vieira Lima e o presidente do PSD em Juazeiro. Em entrevista ao site OffNews, o ex-ministro, um dos articuladores políticos do MDB baiano, fez duras críticas ao ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, por ter lançado o sobrinho Celso Carvalho na corrida pela prefeitura da cidade pelo PSD. “Eu acho que isso é coisa tão antiga, tudo que Juazeiro não quer, um sujeito querer impor um projeto pessoal, queria lançar sua mulher, não deu certo e agora lança o sobrinho. Juazeiro vai apostar na renovação, quer um sujeito com ideias novas, que faça Juazeiro avançar, igual está avançando Petrolina, enquanto Juazeiro segue parado”, disse Geddel Vieira Lima em entrevista ao site OffNews.

Após as declarações, o presidente do PSD em Juazeiro, ex-vereador Damião Medrado, saiu em defesa de Isaac Carvalho e fez uma ofensiva contra Geddel Vieira Lima. Em nota, o dirigente defendu a candidatura de Celso Carvalho para prefeito e de Anselmo Bispo vice-prefeito com apoio de Isaac Carvalho. "Juazeiro não vai servir ao esquema de Geddel, um personagem que envergonha a política baiana e brasileira e está tentando demonstrar uma importância que não tem. Geddel representa a banda podre do política brasileira", atacou.