A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana, localizada a 100km de Salvador, registrou mais uma morte por dengue. Uma idosa que faleceu no dia 28 de março de 2024, teve a causa da morte constatada como dengue nesta terça-feira (20), após análises da Câmara Técnica do Estado. Com isso, o município baiano chegou a oitava morte por conta desta doença
Segundo a Secretária de Saúde (Sesab), durante o período da infecção, a paciente apresentou dores no corpo, queda das plaquetas, letargia, pressão arterial baixa, rebaixamento do nível de consciência e infecção generalizada não especificada.
A Vigilância Epidemiológica confirmou 6.429 casos de dengue no estado. Deste total, 1.003 manifestaram sinais de alarme e cinco foram classificados como graves. Os dados foram contabilizados de janeiro até segunda-feira (19).
Além disso, quatro óbitos seguem em investigação e 20 pacientes estão internados.
O que fazer em caso de sintomas de dengue?
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é que as pessoas que apresentarem sintomas iniciais da dengue, como febre, dor de cabeça, nos olhos ou articulações, devem procurar a unidade de saúde do bairro para receber atendimento e as principais orientações sobre como proceder com a doença.
Nos casos graves, em que há uma piora da doença, apresentando dor na barriga intensa e contínua, vômitos persistentes, queda de pressão, sensação de desmaio, sangramento das mucosas como boca, olhos e partes íntimas, o paciente deve procurar, de forma imediata, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou as policlínicas municipais.