Brasil

Silvio Santos terá desejo atendido e não terá velório, diz SBT

Em uma nota oficial, o SBT esclareceu que a decisão de não ter velório atende ao desejo expresso pelo próprio apresentador

Divulgação/SBT
Divulgação/SBT

O funeral de Silvio Santos, que faleceu neste sábado (17), será realizado sem velório. Em uma nota oficial, o SBT esclareceu que a decisão de não ter velório atende ao desejo expresso pelo próprio apresentador: "Cumprindo sua vontade, não haverá velório".

O corpo deixará o hospital direto para o local de sepultamento. O lugar não será divulgado pela família ou pela emissora.

No judaísmo, religião do apresentador, o corpo deve ser sepultado o mais breve possível, de preferência no mesmo dia da morte, e apenas em situações incomuns o sepultamento é atrasado. O desejo de Silvio era um partida discreta.

"Por muitas vezes, ao longo da vida, à medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo dele com relação à sua partida: ele pediu para que, assim que ele partisse, que levássemos ele direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem, ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado pela alegria que ele viveu", diz  a nota da família.

Também em nota, o SBT descreve Silvio Santos como um "empresário inovador à frente de seu tempo" e revisita sua trajetória, desde sua origem como camelô até a fundação do SBT. O texto também enaltece o legado de Silvio Santos:

"Silvio Santos sempre será uma figura essencial na TV brasileira, e seu legado continuará a influenciar as futuras gerações por meio de sua contribuição duradoura ao maior veículo de comunicação de massa do mundo. Cada brasileiro carrega um pouco de Silvio Santos: a luta, a perseverança, o sorriso no rosto e a vontade de vencer. Sua intrínseca honestidade e esperança por uma vida melhor, com a certeza de que Deus nos ampara e fortalece, permanecem como inspiração".