Na reta final do prazo para apresentação de pedido do registro de candidaturas na Justiça Eleitoral, o Partido da Causa Operária (PCO) protocolou Silvano Alves de Sousa na corrida pela Prefeitura de Salvador. Os partidos têm até as 18h desta quinta-feira (15) para solicitar o registro de candidaturas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Representante do PCO, Silvano Alves, que informou ser trabalhador da construção civil, terá como candidato a vice-prefeito o colega de partido Roque Júnior.
Natural de Montes Claros, no estado de Minas Gerais, Alves já disputou cargos eletivos na Bahia como deputado federal, vereador, suplente de senador e vice-governador.
Na proposta de governo apresentada à Justiça Eleitoral, o candidato do PCO defende a mobilização dos trabalhadores para alcançar os objetivos da categoria. "A participação da classe operária e de todos os oprimidos do processo político é uma questão central no programa de governo do PCO", diz um trecho do documento.
O programa do candidato ainda aponta a necessidade de a administração pública ser feita pelos próprios trabalhadores de acordo com a área de atuação de cada um. "Ela [administração] não deve ser feita por burocratas. Os trabalhadores da educação e a comunidade escolar devem tomar as decisões sobre a educação. Os trabalhadores da saúde e a comunidade que utiliza os serviços devem tomar as decisões. Nenhuma instância do governo municipal deve ser deixada nas mãos de burocratas", aponta a proposta do candidato.
Silvano Alves também propõe a estatização do sistema de transporte da cidade, salário mínimo digno para os funcionários municipais, fim das concessões de serviços como água, eletricidade e saneamento básico para empresas privadas, diminuição do valor cobrado pelo Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), dentre outras propostas.