Circula nas redes sociais e aplicativos de mensagens vídeos de uma denúncia feita por mototaxistas no bairro de Periperi, no Subúrbio de Salvador. As imagens foram compartilhadas nesta quarta-feira (14). O vídeo feito por um mototaxista mostra os trabalhadores se negando a pagar dinheiro a um homem, identificado por eles como policial.
"Está tudo errado. Polícia querendo cobrar dinheiro no ponto (de mototaxistas), é milícia, é milícia é?. A pessoa está querendo seguir na caminhada de boa, quer empurrar o cara para o crime", esbraveja o rapaz que filma a ação, diante do homem que aparece nas imagens trajando bermuda e camiseta vermelha. O fato ocorreu na Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), na localidade conhecida como Gavião, na entrada da Rua da Glória.
Procurado pelo PORTAL SALVADOR FM, o Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar emitiu o seguinte posicionamento sobre a denúncia referente ao suposto integrante da corporação. "Qualquer denúncia pode ser apresentada na Ouvidoria (0800-284-0011) ou na Corregedoria da PM, localizada na Rua Amazonas, nº 13, Pituba, em Salvador. Os relatos recebidos são apuradas pela unidade correcional".
Versão da PM
A Polícia Militar negou ainda que a ocorrência tenha ligação com outro vídeo, onde uma equipe da corporação é vista invadindo uma residência e prendendo um homem sob protestos de familiares e vizinhos. Imagens feitas de dentro do imóvel mostram os PMs tentando arrombar o cadeado do portão da casa.
Ação policial em Periperi pic.twitter.com/YBH9mXI0TN
— Portal Salvador FM (@PortalSsaFM) August 14, 2024
Ao PORTAL SALVADOR FM, a PM garantiu que as situações são distintas, apesar de um mototaxista com características parecidas com o denunciante aparecer na sacada do imóvel. A continuação do vídeo registrado por populares mostra um homem sem camisa e tatuado sendo conduzido pelos militares.
Confira a nota:
"Policiais militares da 18ª CIPM detiveram, na tarde desta terça-feira (13), dois indivíduos após desobediência, desacato e dano a patrimônio público em Periperi.
De acordo com informações da unidade, os PMs foram acionados para averiguar a denúncia de um indivíduo cometendo roubos a bordo de uma motocicleta na Rua da Glória. Ao chegarem, os militares encontraram um indivíduo que foi apontado por populares como o autor do crime. O suspeito desobedeceu à ordem de abordagem e fugiu da guarnição, desembarcando da moto somente ao chegar a um imóvel situado na Rua Eugênio Birne.
O homem, que, além de expor a si próprio e a terceiros a risco durante a fuga, também danificou uma das viaturas, foi alcançado e detido juntamente com um familiar, que tentou impedir a ação policial, sendo encaminhado para o registro da ocorrência na Central de Flagrantes".
Corregedoria – O vídeo-denúncia também foi compartilhado pelo advogado Wallison Reis. Segundo o jurista, o policial denunciado seria o sargento Salomão, lotado na 18ª CIPM. Ainda segundo o advogado, a família do mototaxista registrou a ocorrência, na tarde desta quarta-feira (14), na Corregedoria da PM-BA.
No final da tarde, por volta das 17h, o Departamento emitiu um novo posicionamento: "De acordo com informações da Corregedoria, o fato será apurado em Inquérito Policial Militar (IPM). Já foram ouvidos em Termo de Declarações as pessoas que denunciaram o fato e a partir desta formalização, ocorrerão diligencias para coleta dos depoimentos de todos os envolvidos na ocorrência, inclusive os policiais militares, além da busca de evidências que ajudem a esclarecer as circunstâncias do acontecido".
[Matéria atualizada às 17h40 com novo posicionamento da PM]
Veja os vídeos: