Entretenimento

Festival '10 Horas de Arrocha' recebe selo do Ecad por respeitar direitos autorais

Ecad contempla evento que será realizado no próximo dia 10, em Salvador, e reforça campanha destinada a organizadores e patrocinadores de festivais no Brasil em prol da valorização dos compositores.

Divulgação
Divulgação

O Festival 10 Horas de Arrocha será contemplado com o Selo de Reconhecimento do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) por valorizar os compositores que terão as suas músicas tocadas na edição deste ano. Os organizadores do evento assinaram nesta semana o contrato com o Ecad para pagar os direitos autorais de execução pública destinados à classe artística e, com isso, reforçam sua reputação no mercado de shows de Salvador e do Brasil, demonstrando respeito à Lei dos Direitos Autorais (9610/98).

Considerado um dos maiores eventos do gênero, o 10 Horas de Arrocha acontecerá no sábado, dia 10, no Parque de Exposições, na capital baiana. Entre as atrações musicais estarão artistas como Devinho Novaes, Pablo, Unha Pintada, Nadson O Ferinha, Toque Dez, Júlio Nascimento, Violão de Ouro e outros.

“Os direitos autorais de execução pública são fundamentais para quem vive da música. É de uma importância enorme, inclusive social, uma vez que diversos compositores e suas famílias dependem dessa remuneração para viver. Com esse acordo, o 10 Horas de Arrocha dá um exemplo para outros eventos realizados na Bahia e mostra que reconhece o trabalho dos criadores musicais. Esse pagamento é uma garantia de remuneração aos autores das músicas tocadas no evento que nem sempre subirão aos palcos, como os intérpretes e músicos, e, por isso, não compartilham o cachê musical destinado a quem participa dos shows”, disse Fábio Cunha, gerente regional do Ecad, que atende o estado da Bahia.

“Ter o Selo de Reconhecimento do Ecad em nosso evento, mostra como é importante estarmos atentos às leis, buscando sempre respeitar todos os artistas e compositores que se apresentam em nossas festas e eventos. Seguimos trabalhando para entregar sempre qualidade, conforto e segurança em todos os nossos shows.”, comentou o CEO de Eventos da Salvador Produções, Fernando Magno.

O Selo de Reconhecimento do Ecad foi lançado em 2023 e já foram contemplados festivais e eventos como Expo Carnaval Brazil, The Town, Lollapalooza Brasil, Virada Cultural de São Paulo, Verão Maior Paraná 2024 e outros. Ele é destinado a eventos que respeitam e valorizam o trabalho artístico por meio do pagamento do direito autoral à classe musical. Paralelamente ao selo, o Ecad promove uma campanha voltada para marcas patrocinadoras de festivais. O objetivo é alertar as empresas, que adotam uma agenda de boas práticas de ESG, sobre a importância de alinhar suas marcas a eventos comprometidos com o pagamento do direito autoral para que estejam associadas aos parceiros que cumprem os critérios exigidos pela legislação brasileira, como é o exemplo do Festival 10 Horas de Arrocha.