A paralisação dos trabalhadores da Avanço Transportes, que afetou 100% da frota de ônibus da empresa em Lauro de Freitas, chegou ao fim na tarde desta quarta-feira (7). O acordo foi alcançado após uma reunião entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários da Região Metropolitana de Salvador (Sindmetro) e a empresa.
Mário Cléber, presidente do Sindmetro, anunciou o fim da greve, destacando a vitória dos trabalhadores: “Acabou a greve da Avanço Transportes, com vitória 100% dos trabalhadores. Tivemos uma reunião muito boa com a empresa, que entendeu o lado do sindicato, entendeu o lado dos trabalhadores e acatou a nossa solicitação da pauta e os trabalhadores aprovaram por unanimidade”.
Entre os pontos acordados, está o retorno dos despachantes aos terminais de ônibus em Camaçari, Candeias e na Estação Mussurunga, em Salvador, além da reativação de sete veículos que operarão no horário administrativo. “Esses horários estavam sobrecarregando os carros que ficam na linha, porque eles recolhem a garagem, então volta mais caro para a população”, explicou Cléber.
A greve, que teve início às 4h desta quarta-feira, foi motivada por demissões injustificadas, falta de pagamento de rescisões, trabalho sem carteira assinada, e problemas na escala de serviço e folga, além da operação irregular do serviço 4×4. Segundo Mário Cléber, a situação chegou ao ponto crítico após várias reuniões com a empresa.
Durante a paralisação, mais de 10 mil usuários diários foram afetados, incluindo aqueles que dependem das linhas Vida Nova X Boca da Mata (Salvador), Jambeiro (Lauro) X Piatã (Salvador), Vida Nova X Piatã, Jambeiro X Estação Mussurunga, Hospital Metropolitano X Estação Aeroporto e Areia Branca X Estação Águas Claras.