A Federação Brasil da Esperança na Bahia (PT, PCdoB e PV) vai se reunir nesta terça-feira (6) para decidir a chapa que vai concorrer à Prefeitura de Juazeiro, no norte baiano. A federação integra o grupo de apoio ao governador Jerônimo Rodrigues no município, mas os partidos federados não conseguiram unidade em torno de um nome.
O PT lançou o ex-prefeito Isaac Carvalho, que se encontra inelegível, o PCdoB manifestou apoio ao MDB e o PV tem o deputado Roberto Carlos como pré-candidato. Desde 2021, a legislação eleitoral estabelece que a federação, uma vez homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deverá atuar como se fosse um partido. Assim, se a legenda integrar uma federação, ela não pode lançar candidatura de forma individual.
Diante do impasse, explicou o presidente do PT na Bahia, Éden Valadares, resta à direção da federação se debruçar sobre o assunto para apontar um rumo a seguir. “Infelizmente, no município, as nossas direções não conseguiram se entender. A gente teve o fato inusitado de ter três convenções: PT com Isaac Carvalho, PCdoB com apoio ao MDB e o PV com Roberto Carlos. Isso não é possível legalmente, porque estamos federados. Como não foi possível a unidade, a federação vai ser reunir para definir qual a melhor chapa. Hoje, sai uma solução”, apontou o dirigente em entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, na SALVADOR FM.
Além dos partidos que integram a federação, o grupo político ligado ao governador Jerônimo Rodrigues ainda tem como aliados o PSB, que possui o ex-prefeito Joseph Bandeira como pré-candidato. Éden também frisou que ainda tem Avante e PSD como aliados que devem ser ouvidos na tomada de decisão.
Leia também:
Vai ou racha: PT oficializa candidatura de Isaac Carvalho em Juazeiro
Juazeiro: partidos aliados criticam manutenção de candidatura de Isaac Carvalho
PV homologa candidatura de Roberto Carlos em Juazeiro e decisão final pode parar no diretório estadual da Federação