O ex-ministro e ex-deputado federal Geddel Vieira Lima, soltou o verbo após a confirmação do nome de Tonha Magalhães (Avante) como vice na chapa encabeçada por Marivalda da Silva (PT) nas eleições à Prefeitura de Candeias (Região Metropolitana de Salvador), na segunda-feira (5).
A decisão de Tonha, ex-prefeita da cidade em migrar para um partido da base de apoio ao governador Jerônimo Rodrigues surpreendeu a política da RMS, devido ao fato de ela ser uma aliada histórica do ex-senador Antônio Carlos Magalhães e, mais recentemente, do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União).
Geddel, um dos caciques do MDB na Bahia, se manifestou acerca dessa união através do seu perfil no Instagram. Para ele, que elogiou Tonha e a quem chamou de "minha amiga", a aliança entre a ex-gestora candeense e o PT baiano faz com que a política local tenha virado "uma grande e feia suruba".
"[…] É esse o termo mesmo. O que eu estou vendo acontecer pelo interior, e com o aval das cúpulas partidárias não é pragmatismo, é SURUBA. Isso destrói, lealdades, acaba compromissos, fere de morte as militâncias e vai cobrando preços", alertou o emedebista.