O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) celebrou a certificação divulgada pelo Ministério da Saúde de que Salvador alcançou a marca histórica de 70% da cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS). Ele aproveitou para cutucar os governos petistas que utilizam constantemente a fala "cuidar de gente".
“Isso sim é cuidar de gente. Resultado de um trabalho iniciado pelo ex-prefeito ACM Neto e que avançou muito com o prefeito Bruno Reis e toda a sua equipe”, destacou Sanches. “Quando o PT esteve à frente da saúde de Salvador, atingiu apenas 18%. Bruno Reis consegue a maior cobertura de todos os tempos em nossa capital”, comparou.
Os dados podem ser ainda melhores, já que restam equipes de saúde a serem homologadas pelo Governo Federal. A faixa de 70% da cobertura da população coloca Salvador próximo dos indicadores sugeridos por Organismos Internacionais da Universalização da APS.
“A Atenção Básica é a porta de entrada da população para o SUS e esse atestado do Ministério da Saúde mostra como avançamos para ampliar a oferta de atendimentos. É um cenário muito diferente do que a gente vê na regulação estadual da saúde, que a cada dia só faz piorar”, ressaltou Alan Sanches, líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Salvador tem hoje 162 unidades básicas, 389 equipes de saúde da família e 115 equipes de atenção primária, além de 5 Consultórios de Rua, com 16 equipes multiprofissionais. Nos últimos anos foram construídas e/ou reformadas 45 unidades de saúde e implantadas 38 novas equipes de saúde.