Bahia

Sete novas unidades do SAC emitem nova carteira de identidade a partir desta quinta-feira

O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032

Divulgação/GOV
Divulgação/GOV

A partir desta quinta-feira (1º), o SAC contará com sete novas unidades para emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional), em Salvador e na Região Metropolitana (RMS).

No estado, o documento já era emitido em duas unidades: Pituaçu e Salvador Shopping, ambas em Salvador. Atualmente, cinco unidades foram abertas em Salvador, uma em Camaçari e outra em Lauro de Freitas.

A primeira via é gratuita e é preciso agendar o serviço através do aplicativo ou site do GOVBA.

Confira postos SAC que passaram a emitir o documento a partir desta quinta-feira (1º):

  • Barra
  • Bela Vista
  • Comércio
  • Shopping da Bahia
  • Uruguai
  • Camaçari
  • Lauro de Freitas

 

A partir do dia 8 de agosto, outras unidades do SAC da capital baiana e da RMS passarão a emitir o documento. São eles: Cajazeiras, Liberdade, Pau da Lima e Periperi, em Salvador; e Candeias e Simões Filho, na Região Metropolitana.

Já a partir do dia 15 de agosto, os seguintes postos do interior do estado passarão a fazer o serviço:

  • Feira de Santana – SAC Feira I e II;
  • Vitória da Conquista – Conquista I e II;
  • Ilhéus;
  • Irecê;
  • Itabuna;
  • Barreiras

 

Quais são as mudanças?

A CIN tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Além disso, é permitido incluir outros números de documentos, como: CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar.

Também podem ser adicionadas outras informações, como: condições de saúde – Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual, desde que apresentados atestados ou relatórios médicos. Informações de tipo sanguíneo e fator RH (exigido exame laboratorial) e opção por ser doador de órgãos também podem ser informadas.

Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão a partir do preenchimento de requerimento específico fornecido no momento da solicitação; caso haja mudança de nome na certidão de nascimento, fica valendo apenas este novo registro.

A CIN também possui uma versão digital, que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda tem um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados.

Quais documentos levar para emitir a CIN?

Para fazer o novo RG, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original, cópia autenticada ou em formato eletrônico). Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar, também, uma cópia.

O padrão antigo, o RG, tem validade até o dia 28 de fevereiro de 2032.