O Largo Tereza Batista, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, será palco para o Circuito do Rock: Uma Jornada para Amplificar a Música e a Identidade. O evento acontecerá nesta sexta-feira (26) e no sábado (27), com shows das bandas Exu Overdrive, Retrofoguetes, Lip Bahia e Clube de Patifes.
O evento é uma realização da Produtora Panela de Barro e tem por objetivo impulsionar e dar visibilidade às bandas de rock e artistas independentes que circulam na cena baiana. Além disso, promover a interação do público que curte este estilo musical. Também vão subir ao palco do festival o DJ Eldo Boss, Igor Gnomo e The Baggios.
Em 2015, Salvador recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o título de Cidade da Música. E ao contrário do que muita gente pensa, o lugar mais alto no pódio não foi apenas conquistado com base no swing contagiante da axé music e na batida envolvente do Pagodão, estilos musicais que levam a identidade cultural da capital baiana mundo afora.
Como uma cidade plural, sem deixar de ser singular, Salvador traz em seu DNA musical uma mistura de gêneros, ritmos e sonoridades, que a fazem ostentar em sua prateleira, há 9 anos, o troféu de Cidade da Música. E se estamos falando de diversidade não podemos esquecer do rock 'n roll puro, irreverente e independente feito na Terrinha do Dendê. São bandas que, apesar do pouco ou nenhum apoio, seguem resistindo e se multiplicando.
Por aqui poderíamos citar vários, mas para sermos breves vamos falar um pouquinho da Exu Overdrive, Retrofoguetes e Lip Bahia. Ah, para aproveitar o embalo, vamos trazer também a Clube de Patifes, não é soteropolitana, mas é baiana, dali pertinho, Feira de Santana. Afinal de contas, a Bahia é a Bahia.
"O rock 'n roll é um gênero musical que se faz acompanhar de comportamento, de moda, de atitudes e, acima de tudo, de resistência diante de um cenário cultural quase sempre pasteurizado, manipulado e comprado", diz Ednilson Sacramento, autor do livro Rock Baiano – 'História de uma Cultura Subterrânea'.
"O Rock está no nosso sangue desde sempre e vai continuar. Ser baiano é ser do rock", afirma Erick Chaves, estudante.
Exu Overdrive
A banda soteropolitana de rock (foto acima), traz em seu DNA a diversidade e a liberdade expressadas em um som forte, contundente e com temas que envolvem questões humanas, sejam em subjetividade ou em aspectos sociais. Formada Jotapê (voz e guitarra), Cadinho Almeida (baixo e vocais), Vitor Charotta (guitarra) e Antenor Cardoso (bateria e vocais) oriunda do centro de Salvador, a Exu Overdrive é embebida em signos que transitam tanto pelo profano, quanto pelo sagrado.
Retrofoguetes
Conhecidos em todo o Brasil como um dos mais virtuosos e conceituados grupos de música instrumental do cenário independente, a Retrofoguetes surgiu em Salvador, em 2002, da dissolução da Dead Billies. Seus temas misturam elementos da surf music, rock de garagem, mambo, new wave e bossa nova, com uma ambientação no cinema, nos quadrinhos e antigos seriados de TV. O resultado é uma música pop bem humorada e extremamente visual. Em 2003, a banda lançou seu primeiro álbum.
Lip Bahia
Somos a banda LiP Bahia, banda tributo ao Linkin Park de Salvador-BA. Desde 2017, a banda vem se apresentando nos espaços musicais de Salvador, Lauro de Freitas e cidades do interior. Não somos um "cover cd", buscamos entregar um produto ao espectador semelhante ao da banda original em eventos ao vivo. Nosso show utiliza os mais diversos efeitos para proporcionar ao público as melhores experiências, com versões dos mais diversos shows e álbuns.
Clube de Patifes
Com quase 26 anos de estrada, o Clube de Patifes é mais que uma banda, é uma família musical que cresceu e evoluiu junto com seus fãs. Desde o primeiro acorde, no Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana, em 1998, a banda tem sido um símbolo de resistência e renovação. Hoje, o Clube de Patifes se reinventa mais uma vez, abraçando a “Linha dos Malandros” na sua identidade visual e o “Candomblues” na sua identidade musical. Esta nova fase é marcada pela fusão do Blues, Samba de Terreiro, Samba Rock e Soul, uma homenagem à África diaspórica e à simbologia sagrada do Candomblé.
PROGRAMAÇÃO
26/07 – Sexta-Feira
* DJ Eldo Boss
* Lip Bahia
* Igor Gnomo
•Retrofoguetes
27/07 – Sábado
* DJ Eldo Boss
* Clube de patifes
•Exu Overdrive
•The Baggios
Os shows vão começar às 19h e os ingressos já estão à venda na plataforma Sympla a preços populares.