As secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Cultura (Secult) lançam, às 16h desta quarta-feira (24), na área externa do Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), o Programa Estudantes nos Museus. A iniciativa pretende enriquecer a experiência educacional dos alunos, os integrando ao patrimônio cultural da Bahia a partir da realização de visitas de estudantes aos museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (IPAC).
Para a realização do programa, o Governo da Bahia está investindo mais de R$ 13 milhões, reforçando o compromisso com a Educação e a Cultura no Estado.
Às 14h, antes da cerimônia de lançamento, estudantes e professores dos colégios estaduais Mestre Paulo dos Anjos, Aplicação Anísio Teixeira, Governador Lomanto Junior, Raimundo Matta e do Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaias Alves farão uma visita guiada pelas exposições em cartaz no MAC, tendo a oportunidade de vivenciar uma experiência imersiva no espaço museológico. Durante o lançamento, serão apresentadas as atividades a serem desenvolvidas com os estudantes nos ambientes museais, com foco em ações socioculturais e educativas, contemplando a transversalidade da cultura e a realização de atividades multidisciplinares.
Formação de professores
Além do lançamento do programa, a SEC, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), iniciará as inscrições para a formação “O poder dos museus na Educação: práticas de educação museal na escola”, que integra o conjunto de ações desenvolvidas pela secretaria. A formação tem o objetivo de promover a reflexão sobre temas pertinentes à relação dos museus com a educação. A atividade ocorrerá de forma on-line, do dia 12 a 25 de agosto, e será ministrada em formato autoinstrucional. Estão sendo oferecidas 400 vagas para professores da rede pública. Os interessados poderão se inscrever até o dia 11 de agosto, através do link inscricaoonlineiat.educacao.ba.gov.br.