Política

Robinson Almeida diz que VLT vai garantir progreso para Subúrbio

Audiência pública aconteceu nesta quarta-feira (17)

TV ALBA
TV ALBA

A Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Eduardo Salles (PP), realizou, nesta quarta-feira (17), uma audiência pública para discutir o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio Ferroviário e seu novo traçado até a orla de Piatã, em Salvador. O evento ocorreu no Auditório Jornalista Jorge Calmon e foi proposto pelo deputado Robinson Almeida (PT).

“Com o anúncio do VLT, vamos ter a segunda revolução da mobilidade urbana de Salvador, afinal vai ter praticamente o mesmo tamanho que o metrô tem e uma repercussão na região da cidade que está fora do modal moderno do transporte de massa. O VLT é para entregar por justiça e necessidade do progresso econômico da região do Subúrbio”, disse Robinson. 

Participaram da audiência os secretários estaduais da Casa Civil, Afonso Florence, e de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, respectivamente, o vereador de Salvador Tiago Ferreira (PT). Segmentos da sociedade civil também marcaram presença na Assembleia Legislativa da Bahia.

O VLT de Salvador, com 34 paradas, tem conclusão prevista para 2027, sendo que o primeiro trecho, entre a Calçada e a Ilha de São João, em Simões Filho, deve ser finalizado em 2026. Os outros dois trechos (Paripe a Águas Claras e Águas Claras a Piatã) formarão o traçado completo de 36,4 km de extensão.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) autorizou as obras no mês passado. Este novo traçado integrará a orla da Baía de Todos-os-Santos à orla Atlântica. Além disso, o projeto inclui a duplicação da rodovia BA-528, conhecida como Estrada do Derba, e a requalificação urbana do Subúrbio e da Avenida 29 de Março.