Bahia

"Até o final do ano todos os postos SAC emitirão novo RG", diz diretora-geral da DPT

A CIN terá validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos, expira em cinco anos; 12 a 60 anos incompletos, vale por 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

A  perita criminal e diretora-geral da Polícia Técnica da Bahia, Ana Cecília Bandeira, atualizou a respeito da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) que substitui o antigo RG.

"Inicialmente, os postos SAC que estão emitindo o novo RG são do Salvador Shopping e Pituaçu e o propósito é alcançar toda a bahia. A partir do final do mês de julho vamos receber novos kits que permitirá a instalação em outros postos e também alçancar o interior do estado", explicou Bandeira ao Portal Salvador FM.

Ainda acordo com a perita criminal, a emissão será de forma gradativa até que todos tenham a CIN: "O sistema antigo vai continuar em paralelo ao novo modelo de identidade até que todos os postos passem a emitir". 

Para a emissão da nova identidade é exigida apenas a certidão de nascimento ou casamento. Outro elemento de segurança será o QR Code para verificação da autenticidade e se foi extraviado ou roubado, conferindo maior proteção aos dados.

A CIN terá validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos, expira em cinco anos; 12 a 60 anos incompletos, vale por 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.

A nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ – o mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Para os demais países, ainda é necessário a apresentação do passaporte.