O vereador de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL), comentou nas redes sociais a notícia de que o município do sudoeste é o melhor para se viver na Bahia, de acordo com o Índice de Progresso Social (IPS) 2024. Segundo o edil, o fato se dar pela cidade "não ser governada pelo PT".
"Na contramão da Bahia, Vitória da Conquista avança. E o principal motivo é não ser governada pelo PT. É por isso que somos a melhor cidade do estado e a segunda melhor do Nordeste, só perdendo para Petrolina, em Pernambuco. Onde a esquerda toca a mão é destruição, e nós estamos trabalhando para que Conquista nunca mais sofra este mal", disse Ivan Cordeiro.
O IPS é uma metodologia que avalia a qualidade de vida da população no Brasil de forma multidimensional. Além de avaliar se as pessoas têm o necessário para prosperar, indo além das métricas tradicionais e paradigmas econômicos, ela permite comparar municípios, estados e regiões. No ranking que aponta as cidades mais violentas do país no ano de 2022, Vitória da Conquista aparece em último lugar no estado e na 163ª posição do país, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.
A pesquisa é realizada identificando três eixos: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos para o Bem-estar e Oportunidades, com base em um valor onde zero representa o pior nível e 100 o melhor. Esses três eixos são subdivididos em outros 12 pontos, como nutrição e cuidados médicos básicos; água e saneamento; moradia; segurança pessoal; acesso ao conhecimento básico; acesso à informação e comunicação; saúde e bem-estar; qualidade do meio ambiente; direitos individuais; liberdades individuais e de escolha; inclusão social; e acesso à educação superior.