O pré-candidato à Prefeitura de Salvador, Kleber Rosa (PSOL), fez uma avaliação, ao PORTAL SALVADOR FM, nesta terça-feira (16), sobre a pesquisa de intenção de voto ao Executivo municipal, feito pelo Instituto Paraná Pesquisas em parceria com a Rádio Salvador FM, Bahia Notícias e TV Aratu.
No levantamento, o psolista aparece em terceiro lugar, com 3% das intenções de voto, através de Bruno Reis (União) e Geraldo (MDB), que aparecem com 67,6% e 12,5%, respectivamente. A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 12 e 15 de julho de 2024 e tem um grau de confiança de 95%. A margem de erro do levantamento é de 3,5% pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º BA-02875/2024.
"Eu acho que é importante a gente aparecer nas pesquisas, cada pontuação que a gente registra significa que a gente está mantendo uma base importante, a atenção de uma parcela significativa da população. Agora, chamo a atenção para a disparidade entre as diversas pesquisas. Na semana passada, houve uma pesquisa que me colocou com 8% dos votos válidos. Então, a gente tem que ter a sensibilidade, a tranquilidade de ler a pesquisa, de fazer as análises, mas não tomar a pesquisa como elemento definidor", ressaltou Kleber Rosa.
Ainda ao PORTAL SALVADOR FM, Kleber Rosa apostou que deve ter um crescimento nesses mesmos levantamentos após a confirmação da candidatura dele, que vai ocorrer no próximo dia 26 (sexta-feira), às 15h.
"O nosso crescimento eu acho que é um fato. Primeiro porque a gente vem se mantendo forte e ocupando espaços em um cenário de absoluta desvantagem. Os outros dois candidatos, tanto do campo do governo [estadual], quanto da prefeitura, tem muita mídia espontânea, inaugurando obras, aparecendo ao lado de autoridades […] E a gente, sem esse espaço, conseguiu se manter, e com alguma margem de crescimento. Então eu acho que isso simboliza a força que a nossa campanha e a nossa candidatura tem para crescer", afirmou.
"Considerando esse novo momento, em que o tempo de exposição de mídia se iguala, diminui para eles e aumenta pra mim, então vou ter mais chance de debater e mostrar as qualidades do nosso programa de governo e das nossas propostas. Com isso, acredito que o nosso potencial de crescimento que já se apresentou, no período da pré-campanha até aqui, tende a se intensificar, inclusive nos levando ao segundo turno", concluiu.