Em um movimento que soa como uma espécie de "pressão ao PT" em Juazeiro, o PSB vai lançar, nesta sexta-feira (12), a pré-candidatura do ex-prefeito da cidade, Joseph Bandeira, ao Executivo municipal para as eleições de outubro deste ano.
O evento, que vai acontecer em um hotel da cidade, a partir das 17h, contará com a presença da presidente do PSB na Bahia, a deputada federal Lídice da Mata (BA), além de lideranças estaduais e federais.
O movimento tem sido visto como um recado aos diretórios municipal e estadual do PT que tem insistido na pré-candidatura de Isaac Carvalho (PT) à Prefeitura, mesmo ele estando inelegível, até 2030, após decisão transitada em julgado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e tendo consequentes derrotas no judiciário na tentativa de reverter o quadro.
Na base de apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), partidos como o MDB e o PCdoB vem dando queixas públicas sobre a manutenção da estratégia a favor de Carvalho, o que poderia resultar em uma derrota na "Terra das Carrancas".
No ninho emedebista, o nome lançado foi o de Alex da Caixa. Já entre os comunistas, o deputado estadual Zó (PCdoB) foi o escolhido. Além destes, ainda há o nome do também deputado estadual Roberto Carlos (PV). Como PT, PV e PCdoB fazem parte da Federação Brasil da Esperança, as três siglas vão precisar chegar a um consenso quanto ao representante para a disputa do pleito em Juazeiro.