Política

Servidores do estado terão desconto para compra de carros elétricos na BA; carregadores serão instalados no CAB

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, na tarde desta quinta-feira (11), uma parceria com a montadora chinesa BYD

Joá Souza/GOVBA
Joá Souza/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou, na tarde desta quinta-feira (11), uma parceria com a montadora chinesa BYD, visando garantir condições especiais para servidores públicos estaduais na aquisição de carros elétricos e híbridos. O evento contou com a presença de representantes da BYD, do Banco do Brasil e das secretarias da Fazenda e Administração, e ocorreu no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), na 4ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Como parte da parceria, a Bahia receberá carregadores da BYD que serão instalados no Centro Administrativo da Bahia, facilitando a adoção de veículos elétricos entre os servidores públicos. Na ocasiao, o governador destacou a importância da iniciativa: "É um estímulo para que o servidor público possa ter acesso ao carro elétrico, para que a indústria instalada no estado da Bahia produza carro e a gente possa ver o baiano utilizar o carro. Essa parceria dá um desconto para os servidores públicos da rede estadual, variando entre 8% a 15% no valor, de acordo com o modelo. A gente estimula para que o servidor possa ter um carro com padrão elétrico, principalmente a gente que se preocupa com o meio ambiente".

Além dos descontos oferecidos pela BYD, que também se aplicam aos aposentados do estado, o Banco do Brasil apresentou uma linha de financiamento específica para facilitar a compra dos veículos elétricos pelos servidores. "O Banco do Brasil oferece uma linha de seguro com as condições adequadas. Essas três frentes – BYD, Governo do Estado – unidos para garantir que a força da indústria no estado da Bahia se estabeleça", acrescentou o governador.

A BYD está investindo cerca de R$ 5,5 bilhões para instalar três unidades fabris no Complexo Industrial Automobilístico de Camaçari. Na primeira etapa, a fábrica baiana produzirá três modelos para o mercado automotivo: o hatch Dolphin, o SUV Yuan Plus e o híbrido Song Plus, com a produção prevista para começar no último trimestre de 2024.