O deputado estadual Samuel Junior (Republicanos) apresentou um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), na segunda-feira (8), em que pede a proibição do uso de maconha em espaços públicos do estado e em ambientes coletivos.
O texto vem no momento em que o Supremo Tribunal Federal (STF) definir que não é crime ter até 40 gramas de cannabis sativa ou seis plantas-fêmeas – que produzem flores ricas no composto psicoativo tetra-hidrocanabinol (THC).
"Apresentei hoje uma proposta de lei para banir o uso de maconha em ambientes públicos e coletivos na Bahia, em resposta à necessidade urgente de proteger a saúde pública, a segurança social e o bem-estar das famílias baianas, diante dos riscos crescentes associados ao consumo dessa substância", escreveu Samuel Junior na legenda de um vídeo publicado em seu perfil no Instagram (veja abaixo).
"Apenas aqueles que convivem com um viciado sabem o quão devastador é o efeito das drogas nas famílias e na sociedade. Além disso, a maconha é uma porta para outras drogas e tem contato direto com o tráfico de drogas que tanto assola o nosso estado está entre os mais perigosos do país. É importante ressaltar que não é competência do STF decidir sobre a liberação das drogas, mas sim do Congresso Nacional", acrescentou.