Durante um evento do programa de governo participativo dos pré-candidatos Geraldo Júnior (MDB) e Fábya Reis (PT), no bairro Jardim Armação, a vereadora Marta Rodrigues (PT) comentou a pesquisa de intenções de voto para prefeitura de Salvador divulgada nesta segunda-feira (8) pelo Real Time Big Data.
Segundo o levantamento, o atual prefeito Bruno Reis (UB), lidera com 50% das intenções de voto. O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) aparece em segundo lugar com 20%, seguido por Kleber Rosa (PSOL) com 6%. O candidato do PCB, Giovani Damico, tem 1% das intenções. Brancos e nulos somam 12%, enquanto 11% dos entrevistados não souberam ou não responderam. Victor Marinho (PSTU) e Eslane Paixão (UP) não pontuaram.
Em entrevista ao Portal Salvador FM, Marta Rodrigues classificou o desempenho de Geraldo Júnior como positivo e destacou a influência da esquerda na capital baiana, além da importância da presença do presidente Lula na campanha.
"A pesquisa estimulada e espontânea mostra a força da esquerda em Salvador, e com a vinda do presidente Lula, acaba tendo também todo esse impulsionamento. O presidente Lula também reconhece que o Nordeste e a Bahia foram quem garantiram a eleição dele, então ele vem e vem com força. Caminhou no 2 de Julho, eu estava ali atrás do carro, e percebi o quanto as pessoas amam mesmo Lula de verdade", avaliou a vereadora.
Marta também ressaltou o impacto positivo dos eventos do Programa de Governo Participativo (PGP) "Pensar Salvador", realizados por Geraldo Júnior e Fábya Reis. "O PGP Pensar Salvador tem demonstrado isso. O primeiro, que foi na Senzala, já deu um aquecimento bom. O segundo em Itapajipe, eu já achei também mais impulsionado. E o último que foi aqui, que pegou aqueles 22 bairros do miolo aqui no Cabula 6, a militância chegou com força e com disposição", afirmou.
Quando questionada sobre o impacto de Kleber Rosa (PSOL), que aparece com 6% nas pesquisas, Marta enfatizou a importância do diálogo entre partidos de esquerda. "O eleitorado de Kleber também é da esquerda, como do PT, do PCdoB que é o nosso, porque nós mobilizamos, estamos dialogando no dia a dia, do PV também, do PSB que apoia também. Então, todos esses partidos e os demais também, os 10, todos esses têm uma pegada também de dialogar, de conhecer Salvador, de saber da importância, o que é que nós queremos para as futuras gerações", disse.
A pesquisa Real Time Big Data entrevistou 1.000 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 5 e 6 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BA-00753/2024.