Esporte

Brasil é eliminado e Dorival Júnior assume culpa

Brasil foi derrotado nos penaltis

Rafael Ribeiro / CBF
Rafael Ribeiro / CBF

O Brasil foi derrotado nos pênaltis (4-2 após empate em 0 a 0 nos 90 minutos) pelo Uruguai, na noite de sábado (6), nas quartas de final da Copa América. Apesar da desclassificação, o técnico Dorival Júnior destacou aspectos positivos em seu primeiro torneio oficial à frente da Seleção, mas assumindo a responsabilidade pela eliminação.

"Você sai invicto de uma competição, mas não satisfeito. Poderíamos ter coisas melhores. Pelo que treinamos, a expectativa era um pouco acima", reconheceu Dorival após a partida em Las Vegas.

O Brasil, que enfrentou a seleção uruguaia sem Vinícius Júnior, terminou a primeira fase da Copa América na segunda posição do Grupo D, com uma vitória sobre o Paraguai e dois empates, contra Costa Rica e Colômbia.

"Não fizemos jogos de um ótimo nível tecnicamente falando, mas também não descarto nenhuma das partidas", ressaltou o treinador. "Houve entrega, espírito de luta, a equipe nunca deixou de ir atrás do resultado".

"Foi uma equipe valente sempre. Tivemos coisas muito mais positivas que negativas neste processo", disse Dorival, que assumiu a Seleção em janeiro e tem como principal objetivo a classificação para a Copa do Mundo de 2026.

"Não foram os resultados que gostaríamos, tenho de reconhecer, chamando a responsabilidade dos resultados para o treinador. Mas temos tudo para evoluir, crescer, melhorar muito além do que foi apresentado", afirmou.

Dorival tem três vitórias e cinco empates em seus primeiros oitos jogos no comando da Seleção.