Esporte

Xerife tricolor: Gabriel Xavier é eleito o melhor jogador da 14ª rodada do Brasileirão

As ações defensivas de Gabriel Xavier o levaram a conquistar uma nota de 8.7 no Sofascore nesta rodada do Brasileirão

Letícia Martins/EC Bahia
Letícia Martins/EC Bahia

Com direito a uma salvada de gol do adversário em cima da linha e mais uma partida consistente, Gabriel Xavier foi eleito o melhor jogador da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após o triunfo desta quinta-feira (4) por 2 a 0, contra o Juventude, o zagueiro teve a maior pontuação entre os atletas da Série A.

Titular absoluto da equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni, Gabriel fez uma partida de ‘Xerife tricolor’ contra o Juventude. Nos 90 minutos em que esteve em campo, o zagueiro realizou dez cortes (um em cima da linha, que evitou o gol do adversário), duas interceptações, duas finalizações bloqueadas, um desarme, nenhum drible sofrido, quatro duelos ganhos, 92 ações com bola e 92% de acerto nos passes.

As ações defensivas de Gabriel Xavier o levaram a conquistar uma nota de 8.7 no Sofascore nesta rodada do Brasileirão. O zagueiro do Bahia deixou para trás atacantes como Bruno Henrique (Flamengo) e Alerrandro (Vitória), que marcaram dois gols, cada um,  e teve a maior nota da 14ª rodada.

 

 

O top-5 do ranking das maiores notas desta 14ª rodada, de acordo com o Sofascore é composto por Gabriel Xavier – Bahia (8.7), Mayke – Palmeiras (8.5), Lincoln – RB Bragantino (8.5) e Bruno Henrique – Flamengo (8.4). Sasha – RB Bragantino, Cristaldo – Grêmio, Gustavo – Criciúma e Allerrandro – Vitória pontuaram 8.2.

Gabriel Xavier chegou ao Bahia em 2020 para integrar a equipe sub-20. Dois anos depois, o Pivete de Aço ganhou ascensão e passou a fazer parte do elenco profissional. Neste ano, o defensor de 23 anos conquistou a titularidade e já atuou em 27 partidas (25 como titular) – melhor sequência da carreira.

Em junho, a CNN Portugal revelou que o atleta está na mira do Benfica, de Portugal. Apesar do interesse e das observações ao atleta, ainda não há nenhuma negociação em andamento.