Mundo

Biden frágil e Trump no ataque: saiba como foi primeiro debate para a presidência dos EUA

Debate entre rivais aconteceu na noite de quinta-feira (27)

Reprodução/CNN
Reprodução/CNN

O primeiro debate entre os dois principais adversários à Presidência dos Estados Unidos foi marcado por um Joe Biden (Democratas) frágil, demonstrando certa fraqueza durante as câmaras, e Donald Trump (Republicanos) partindo para o ataque contra o adversário, mas evitando as perguntas difíceis.

O encontro aconteceu na noite de quinta-feira (27) e foi o primeiro após ambos protagonizarem um dos mais caóticos duelos eleitorais da história dos país. Nas palavras iniciais do presidente, conforme O Globo, o que chamou a atenção nas primeiras palavras do presidente não foram os argumentos, mas sim a voz fraca, quase hesitante – segundo CNN, ele enfrentou uma gripe há alguns dias.

O desempenho de Biden levou analistas a especularem sobre a abertura de um debate para uma possível troca de candidato democrata para as eleições.

Já Trump adotou um tom mais enfático e confiante, afirmando que, em seu governo, a economia “jamais foi tão forte”. Ele fez a longa lista de autoelogios relacionados a suas políticas de tarifas aplicadas à China e não pareceu não se abalar nem quando foi chamado de “condenado”, uma referência ao caso em que foi acusado de pagar pelo silêncio de uma ex-atriz pornô.