Como é tradição há quase duas décadas, o município de Cachoeira, no Recôncavo baiano, assume temporariamente o papel de capital do estado nesta terça-feira (25). A medida, estabelecida por lei desde 2007, reconhece a significância histórica da cidade, conhecida como "heróica", por seu papel crucial na luta pela Independência do Brasil na Bahia.
A transferência simbólica da sede do governo também marca o início das comemorações do 2 de Julho, feriado estadual que celebra a conclusão das batalhas que resultaram na expulsão dos portugueses do território baiano em 1823.
Este ano, o governo da Bahia planeja uma série de iniciativas para destacar ainda mais a importância de Cachoeira na história do Brasil, com o apoio do Ministério da Educação. Durante a transferência simbólica da capital para a cidade nesta terça-feira, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, serão anunciadas medidas que incluem a regularização fundiária de áreas de quilombos e o programa de capacitação para guias turísticos.