O Pelourinho se transforma durante o mês de junho em uma grande celebração cultural. Não é só o forró que predomina; as ruas do bairro histórico também são tomadas pelo ritmo do samba, que se mistura às tradições das festas juninas.
Esta manifestação envolve rodas de samba, danças e apresentações musicais, atraindo tanto soteropolitanos quanto turistas. O evento se destaca por preservar e promover as raízes culturais baianas, além de incentivar a interação comunitária e o turismo local.
Com suas ladeiras e praças vibrando ao som do samba, o Pelourinho reafirma sua importância como polo cultural e turístico de Salvador. Diversos grupos de Samba Junino se fizeram presentes nesta noite.
A turista Carla Brito, de 35 anos, veio com sua família de São Paulo somente para curtir os festejos juninos em solo soteropolitano. Apaixonada por forró, a técnica em enfermagem afirma que não há como ficar parada e que a energia de Salvador é diferente: “Aqui os baianos são extremamente receptivos e a festa fica melhor com essa alegria contagiante. Não há como ficar parada. Tem diversas atrações rolando ao mesmo tempo, você pode escolher o que quer curtir: samba, forró, arrocha. Eu estou amando a experiência”, afirmou. Não falta música para embalar a população.
Os palcos móveis também estão agitando os presentes, com atrações como Forró Adelino Alves, Xamego da Thay, PisaMacio, U Tal do Xote, Chá de Aroeira, Amolaxote e Forró do Souza. É um verdadeiro carnaval junino nas ruas.
O evento não apenas celebra a cultura local, mas também impulsiona a economia, com vendedores ambulantes e comerciantes locais aproveitando o aumento do fluxo de visitantes. São João da Bahia: O Maior do Mundo é Nosso se consolida, ano após ano, como um dos principais atrativos do calendário festivo de Salvador, proporcionando momentos de alegria e valorização das tradições baianas.
O São João da Bahia no Pelourinho é uma realização do Governo do Estado da Bahia por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (SUFOTUR) e conta com o patrocínio da Caixa e Governo Federal.