Política

Olívia Santana se posiciona após briga em plenário da AL-BA: 'Não serei silenciada por atitudes autoritárias'

A parlamentar expôs que vai tomar as devidas providências e não vai deixar passar batido. "O que aconteceu hoje não pode ficar como se não fosse nada

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) se pronunciou, na tarde desta terça-feira (18), após um dia marcado por tumultos e tensão no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

A briga se deu após o discurso da deputada contra o "PL do aborto" desagradar deputados bolsonaristas da Casa: "O que aconteceu hoje não pode ficar como se não fosse nada. O parlamento é o lugar do debate de ideias, muitas vezes de maneira fervorosa, intensa, mas é o debate que se realiza com argumentos, não com o autoritarismo, com a violência verbal, xingamentos, isso eu não posso aceitar", salientou.

"Eu me pronunciei contra um projeto de lei que tem causado uma grande repercussão no Brasil. Na minha condição de mulher, mulher negra que conhece a periferia, conhece a miséria, sabe muito bem que se esse PL for aprovado são as mulheres pobres, as mulheres que já vivem em situação de precariedade, mulheres que foram e meninas estupradas terem que responder pela interrupção de uma gravidez como se fossem assassinas, criminosas, recebendo penas superiores a de um estuprador, isso é inaceitável e eu fiz a minha fala com argumento, destacando e citando uma série de casos de violência contra mulheres", frisou Olívia.

Ao se posicionar, a deputada enfatizou ainda que não vai tolerar atitudes ríspidas: "Não serei silenciada por atitudes autoritárias de colegas que só conhecem a truculência como linguagem, isso aqui é o parlamento e é a Casa que tem que defender a igualdade e a democracia".

Da ala esquerdista, Marcelino Galo (PT) também se envolveu na confusão e "peitou" Diego e Leandro de Jesus (PL). A reportagem do PORTAL SALVADOR FM flagrou o momento em que Galo dá um empurrão em Castro. Leandro é visto com dedo em riste.