Esporte

Autor de gol histórico do SSA, Edson Jr foi segurança na pandemia por falta de oportunidade no futebol

Neste sábado (15), o time preto e laranja entra em campo em busca da primeira vitória no futebol profissional

Mauricia da Matta
Mauricia da Matta

Simplesmente histórico! No empate da última terça-feira (11) por 1 a1, contra o Leônico, pela Série B do Campeonato Baiano, o SSA marcou o primeiro gol do clube no futebol profissional. O responsável pelo feito foi o atacante Edson Júnior, que recebeu um belo lançamento e aproveitou para carimbar o nome na história do SSA. 

Em entrevista exclusiva ao Portal Salvador FM, o jogador de 25 anos falou sobre a sensação de ter marcado esse gol tão importante.

“É uma sensação indescritível, marcar esse primeiro gol do SSA pelo futebol profissional. O que eu posso falar de antemão é que é felicidade, cara, em poder ter entrado para a história desse clube dessa maneira. Foi um gol não somente importante para a história do clube, mas para mim como pessoa também. Estou muito grato, primeiramente pela oportunidade que o Luciano tem me dado, o Fernando tem me dado, e a sensação de marcar este primeiro gol é de alegria, de felicidade, de satisfação e de dever cumprido”, conta o atacante.

 

 

Mas nem tudo é “mar de rosas”. Devido às dificuldades enfrentadas por Edson e pela família durante a pandemia do Covid-19, o jogador quase largou o futebol por conta de não conseguir oportunidade neste período, quando ficou cerca de um ano desempregado e sem receber salário. Para garantir o sustento, o atleta teve que se reinventar em outras profissões.

Na época, Edson tinha acabado de ter um filho com a esposa. Atualmente o garoto tem três anos. Mesmo com todas dificuldades, o jogador não desistiu do futebol. Sem clube, ele encontrou outras funções temporárias para sustentar a família e conciliou com treinos para manter a forma física e se preparar para quando chegasse uma oportunidade. E valeu a pena.

“Estava tudo bem e a pandemia veio. Fiquei desempregado, fiquei sem clube, tinha muitos atletas que estavam em casa por conta da pandemia, mas ainda assim estavam empregados e ali foi onde eu estive muito tempo sem salário. Então eu tive que me reinventar. Trabalhei como entregador de pizza. Quando voltou um pouco, quando flexibilizou algumas coisas, eu trabalhei com segurança. Então, essa é uma história de superação pessoal, sabe Então, foram realmente momentos bem complicados, particular, porque eu tinha que me dividir em trabalhar para manter minha esposa, manter o meu filho, treinar e ficar bem para quando tivesse uma oportunidade”, revela Edson Jr.

Carreira de Edson Jr no futebol

Natural de Humildes, distrito do município de Feira de Santana, cerca de 102 km de Salvador, Edson Jr teve um começo um pouco tardio no futebol, em relação a outros jogadores. Aos 14 anos, ele iniciou em uma escolinha da terra natal. Depois da frustração de não ter passado em uma peneira do Bahia, o atleta não desistiu e seguiu em busca do sonho.

Em Feira de Santana, o jogador chegou a fazer parte do Fluminense e do Astro. O destaque na carreira começou a aparecer quando Edson foi para o Votuporanguense, de São Paulo, onde disputou a Copinha e marcou em um dos jogos contra o Athletico Paranaense.

“Quando eu voltei de São Paulo, eu conheci meus empresários que estão comigo até hoje, isso lá, meados de 2018, eu conheci meus empresários que me levaram para Jacuipense, onde eu pude ter uma ótima sequência também, ali com um professor na época que era o Vicente Grilo, me deu todo o suporte, me deu todo o apoio que eu precisava para ele trabalhar, e eu pude ter um ótimo destaque ali”, diz o jogador.

Depois, Edson Jr teve passagens por Vitória, Santa Cruz, Moto Club, Confiança e Doce Mel. Além disso, o jogador atuou em Portugal, pelo Marinhense e Santa Marta, e na Tailândia, pelo MH Nakhonsi City e Saraburi United.

Edson Jr em comemoração do gol em Leônico 1×1 SSA | foto: Mauricia da Matta

SSA no Campeonato Baiano Série B

Com dois empates na competição, o SSA ocupa a 6ª colocação do Campeonato Baiano Série B. Neste sábado (15), o time preto e laranja entra em campo em busca da primeira vitória no futebol profissional. O SSA recebe o Feirense, às 15h, em Pituaçu, pela 3ª rodada do estadual.

“A nossa vitória vai vir na hora certa, independente se for com gol meu, quero muito que seja também, mas a gente tem atacantes qualificados no elenco, e acredito que vai vir na hora certa o gol”, completa o camisa 20 do SSA.

Elenco do SSA no Campeonato Baiano Série B | foto: Mauricia da Matta