A Secretaria da Educação do Estado da Bahia e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), lançaram nesta quarta-feira (12), uma nova fase da campanha “Educação com o Rio Grande do Sul”. Esta etapa da campanha se concentra na arrecadação de materiais escolares para apoiar crianças e jovens afetados pela crise climática e ambiental, no Estado gaúcho. A iniciativa, que já vinha mobilizando esforços para arrecadação de donativos, agora expande seu alcance para incluir a doação de livros e materiais essenciais para o retorno às aulas.
Em articulação com todas as redes estaduais de ensino, a campanha tem como objetivo arrecadar itens que possam compor mais de 100 mil kits completos e em boas condições para os alunos da rede gaúcha retornarem às aulas. Entre os materiais sugeridos para doação, estão cadernos, conjuntos de lápis, apontadores, giz de cera, canetas, estojo, lapiseiras, apontadores, estojos, calculadoras réguas e squeezes. Também são aceitos livros de literatura infanto-juvenil.
A secretária da Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito, explica que os pontos de coleta estão instalados nas sedes da SEC e dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e convida toda a sociedade a colaborar com esta ação solidária. "No final de 2021, sofremos com uma grande enchente que atingiu 190 cidades baianas e afetou quase um milhão de pessoas. Naquele momento, nós contamos com a solidariedade de pessoas de todo o Brasil. Agora é chegada a hora de unirmos esforços para auxiliar o povo do Rio Grande do Sul, arrecadando materiais escolares e permitindo que, através da Educação, essas comunidades consigam reconstruir suas vidas."
A estimativa é que, na Educação no RS, será preciso recompor o acervo mínimo de 138 bibliotecas escolares, destruídas pelas enchentes. Para isso, são necessários 48.662 títulos de literatura brasileira, com a intenção de garantir, aproximadamente, cinco exemplares por aluno, totalizando 245.090 livros.
Idealizadora da campanha, a diretora executiva do Consed, Nilce Costa, explica que cada rede estadual definiu seu próprio cronograma de arrecadação e como os materiais podem ser entregues. “Em alguns estados, todas as escolas da rede estadual estão servindo de pontos de arrecadação, em uma grande rede de solidariedade da Educação Pública. Portanto, a nossa orientação para quem deseja doar é que busque mais informações com a Secretaria de Educação do seu Estado”.
Enquanto o Brasil inteiro segue mobilizado, a equipe da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul se prepara para receber as doações. As remessas dos estados serão concentradas na Escola Estadual Maria Thereza da Silveira (R. Furriel Luíz Antônio de Vargas, 135 – Bela Vista). No local, será feita a seleção e a organização dos donativos, de acordo com a idade e série escolar, de forma a entregar uma mochila com materiais escolares dentro.
O que doar?
Mochilas
Cadernos
Calculadora
Canetas azul/preta e vermelha
Caixas de grafite
Lapiseiras
Réguas
Lápis de cor – Kit
Caneta hidrocor – Kit
Lápis preto
Apontadores
Estojos
Squeezes
Livros de literatura