Depois de começar a temporada como titular absoluto da lateral-direita, Gilberto perdeu espaço para Santiago Arias. Com a convocação do colombiano para disputa dos amistosos internacionais (8 e 15/6), Gilberto deve ganhar uma oportunidade no próximo jogo do Bahia, dia 13 de junho.
Logo na primeira partida do elenco principal do Bahia neste ano, o camisa 2 deu duas assistências no triunfo por 5 a 0 contra o Jacobina, pelo Campeonato Baiano. De lá para cá, o jogador oscilou e viu Santiago Arias chegar com tudo. O colombiano balançou as redes logo na estreia pelo Tricolor de Aço, no 3 a 0 contra o América-RN, pela Copa do Nordeste.
Mesmo com Gilberto à disposição do treinador Rogério Ceni, Santiago Arias foi o titular da posição nas últimas dez partidas. A última vez que Gilberto entrou em campo foi no dia 10 de abril, quando o Bahia venceu o Náutico por 3 a 0, pela quarta de final do regional.
Ao todo, Arias jogou 19 jogos nesta temporada, 17 como titular, marcou um gol e deu três assistências. Já Gilberto atuou em 14 partidas, 12 como titular e deu três assistências.
O Bahia só joga no próximo dia 13 de junho, quando enfrenta o Fortaleza pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 21h30, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. Gilberto deve ser o titular da lateral-direita do esquadrão de aço por conta da presença de Arias nos amistosos da Colômbia.
Amistosos da Colômbia
- 08/06 – Estados Unidos x Colômbia – 18h30
- 15/06 – Colômbia x Bolívia – 18h
Outra opção
Além de Gilberto, outra opção à disposição de Rogério Ceni para substituir Santiago Arias é colocar Cicinho.