A nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, fez um discurso forte durante a posse dela no cargo para o biênio 2024-2026, que aconteceu no plenário da Corte, na noite de segunda-feira (3).
A magistrada é a primeira mulher a presidir o Tribunal por duas vezes – a anterior foi de 2012 a 2013. Com o TSE sob sua gestão e ao lado do ministro Nunes Marques, empossado vice-presidente, ela garantiu a realização de eleições “com tranquilidade, segurança e integridade”, assim como ocorreu em pleitos passados.
"A mentira continuará a ser duramente combatida. O ilícito será investigado e, se provado, será punido na forma da legislação vigente. O medo não tem assento em alguma casa de Justiça", afirmou.
Cármen Lúcia foi empossada pelo ministro Alexandre de Moraes, que deixa a Presidência do TSE após um ano e nove meses. “Compartilhar responsabilidades próprias na Justiça Eleitoral é um encargo que demanda aliança, sem a qual a caminhada seria muito mais difícil”, afirmou a ministra.
Caberá a ministra coordenar as Eleições Municipais de 2024 e iniciar os trabalhos de preparação do próximo pleito geral.