Mundo

Pela primeira vez, México elege presidente mulher; conheça Claudia Sheinbaum

Claudia terá como principal desafio enfrentar a crise na segurança pública

Reprodução/Instagram @claudia_shein
Reprodução/Instagram @claudia_shein

Pela primeira vez na história das eleições do país, o México elegeu uma presidente mulher. Com 60% dos votos apurados, a ex-presidente da Cidade de México, a cientista Claudia Sheinbaum, é eleita com 59,5% dos votos.

De acordo com O Globo, a contagem preliminar do Instituto Nacional Eleitoral (INE) dá à candidata oficial um intervalo que vai entre 58,6% e 60,7% dos votos e uma vantagem de cerca de 30 pontos percentuais sobre a segunda colocada, Xóchitl Gálvez, senadora de centro-direita de origem indígena.

"Quero agradecer ao povo do México pelo reconhecimento da nossa história, pelos resultados, pela sua convicção e pela sua vontade, mas acima de tudo pelo reconhecimento do povo ao nosso projeto nacional. Também sou grata porque, pela primeira vez em 200 anos de República, serei a primeira mulher presidente do México", afirmou a nova presidente do país após a divulgação do resultado.

Entre os desafios que ela terá pela frente, o principal será a segurança pública. O México vem sendo dominado por uma rede fragmentada de cartéis de drogas que controlam diversas partes do território. Cerca de 450 mil pessoas foram assassinadas no México desde 2006, quando o então governo optou por adicionar os militares à luta contra o crime organizado.